sexta-feira, 12 de março de 2010

Helena

Amanhã vai ter a segunda pintura do projeto Desenhando Histórias, e será na Escola jornalista Roberto Marinho na Vila Padre Anchieta.

Os graffiteiros Bozone, Chambes e Fernanda desenharão sobre a obra "Helena" de Machado de Assis.



Para conhecer um pouco mais sobre a obra, segue resumo:

Helena

O romance “Helena” começa com a morte do conselheiro Vale, deixando um filho, Estácio, e uma irmã viúva, Úrsula, além de um testamento que é lido pelos familiares após o enterro. Nesse documento, o conselheiro contava a existência de uma filha que tivera fora do casamento chamada Helena e a incluía como sua herdeira legal pedindo que fosse aceita como parte da família.



Inicialmente, a irmã do conselheiro rejeita essa ideia, considerando essa filha uma intrusa e não querendo partilhar com ela a herança da família. Já Estácio aceita a ideia de Helena ser sua irmã, não se preocupando com o lado financeiro em consideração ao desejo do finado pai.



A moça foi levada para a casa da família, onde recebeu grande afeto de Estácio e descaso de Úrsula. Mas como Helena era bastante sociável e tinha um bom gênio, os outros familiares e amigos da família simpatizaram com ela.



Essa aproximação entre Helena e Estácio fez com que eles se apaixonassem, o que gera um grande martírio para o rapaz, que acreditava estar apaixonado pela sua suposta irmã. Porém, Helena sabia que na verdade não era irmã de Estácio, mas não revela seu segredo para manter seu status e a riqueza material vinda da herança.



O desfecho do enredo ocorre quando Estácio, já comprometido com Eugênia, descobre que Helena não é realmente filha do conselheiro. Apesar de a família estar disposta a acolher Helena ela entra em depressão adoecendo gravemente. O final do romance é trágico narrando os últimos momentos da moça e a solidão que se abateu sobre todos na casa, principalmente sobre Estácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário